domingo, 8 de abril de 2012

PROJETO ARTE-EQUOTERAPIA " TORNEIO MEDIEVAL E HISTÓRIA DO CIRCO"


PROJETO ARTE – EQUOTERAPIA




TEMA : TORNEIO MEDIEVAL E A HISTÓRIA DO CIRCO



1 -APRESENTAÇÃO :

         O Projeto Arte-Equoterapia busca valorizar e aproximar os praticantes da Equoterapia em outras atividades alternativas relacionadas a arte-educação, na área da representação teatral , música , dança e pintura, buscando formas de identidade cultural e de valorização do ser social.
        A idéia é que as pessoas com deficiência física e/ou necessidades especiais, pais e equipe técnica realizem uma representação teatral dos torneios medievais, esses torneios eram combates travados com armas especialmente modificadas para minimizar ferimentos. O cavaleiro tinha que derrubar o oponente com um golpe de lança numa arena sem cair do seu cavalo. Realizados em momentos de paz, os torneios medievais ajudavam a manter o treinamento do cavaleiro e lhe permitiam manifestar sua bravura fora da guerra. Á partir do  século 12 , os torneios medievais se tornaram verdadeiros torneios esportivos , e por volta do século 14 os torneios medievais tornaram-se eventos tão sofisticados que incluíam festas, bailes, banquetes e outras cerimônias. Mas com a disseminação do uso da pólvora no Ocidente, os torneios medievais entraram em decadência, as armas de fogo mudaram drasticamente a maneira de lutar e o avanço da tecnologia militar tornou obsoletas as pesadas armaduras usadas pelos cavaleiros do período medieval. O espetáculo contará também a história do circo, através de apresentações circense.



2 - OBJETIVOS :

        Promover a divulgação do trabalho da Equoterapia da Polícia Militar do Pará através da Arte-Educação;
        O Projeto visa oferecer diferentes atividades educacionais, relacionadas ao tema central “Cavalo“, possibilitando uma interação maior entre os pacientes da equoterapia, colaborando para o crescimento social, educacional e cultural do Estado do Pará;
        Preparar os atletas do Adestramento Paraolímpico, com espírito de coragem, lealdade e generosidade para com a sua montada, demonstrando o potencial do deficiente na sociedade e superação de barreiras.


3 - OBJETIVO ESPECÍFICO ;

        Apresentação de um espetáculo teatral que vai incorporar a música, dança, lutas medievais , canto e atividades circenses , tendo como tema central a inclusão de pessoas portadoras de deficiência física , onde teremos a participação de deficientes físicos, policiais militares, profissionais da área da saúde, educação e equitação, atores do circo e comunidade civil.



4 -  ELABORAÇÃO DO TEXTO :

            A Cavalaria Medieval se refere á instituição feudal dos cavaleiros nobres e aos ideais que lhe eram associados tais como a coragem, a lealdade, a generosidade e a honra. Lutar de um cavalo era mais glorioso, pois o homem montado cavalgava em direção á batalha, movia-se rapidamente e atropelava os inimigos de classe baixa a pé. Quando a cavalaria enfrentava outra cavalaria, o ataque em velocidade e o contato resultante era violento. Lutar montado era prestigioso por causa do alto custo dos cavalos, armas e armaduras. Somente indivíduos abastados, ou os serventes dos ricos podiam lutar a cavalo. No decorrer da Idade Média, os membros da elite dos guerreiros montados da Europa Ocidental tornaram-se conhecidos como cavaleiros.
            Por volta do século XII, o cavalheirismo se tornou um estilo de vida. As principais regras do código de cavalaria eram os seguintes:
- Proteger as mulheres e os fracos;
- Defender a justiça contra a injustiça e o mal;
- Amar sua terra natal;
- Defender a Igreja, mesmo com o risco de morte.
            No final da Idade Média, reis criaram ordens de cavalaria, que eram organizações exclusivas de distintos cavaleiros os quais juravam obediência ao rei e aos outros membros da ordem.
            Para se tornar um cavaleiro, na idade de 14anos o jovem se tornava escudeiro. O escudeiro era o companheiro e servente do cavaleiro. Os deveres do escudeiro incluíam o polimento das armaduras e armas, ajudar seu cavaleiro a se vestir e despir, tomar conta de seus pertences e servir como guarda.Em muitos casos o escudeiro ia á batalha com seu cavaleiro e lutava ao seu lado.
            A benção da espada era essencial, o ato da entrega da arma era acompanhado de um toque suave sobre a face ou nuca, a cerimônia terminava com a entrega das esporas, em geral douradas. Finalmente, ao cavaleiro era levado seu cavalo de combate, sobre o qual ele saltava inteiramente armado.
            Os torneios eram simulações de batalhas entre cavaleiros, começaram no século X. Os torneios começaram como simples competição entre cavaleiros, mas se tornaram mais elaborados com o passar dos séculos. Eles se tornaram importantes eventos sociais os quais atraiam patronos e competidores de grandes distâncias. Arenas especiais foram construídas com arquibancadas para espectadores e pavilhões para os combatentes.
            Durante as cruzadas, foram criadas ordens militares de cavaleiros para auxiliar os objetivos cristãos do movimento.
            A primeira dessas ordens eram os Cavaleiros do Templo, ou Templários, criados em 1118 para proteger o Santo Sepulcro, em Jerusalém. Os templários vestiam sobretudo branco com cruz vermelha e faziam os mesmos votos que os monges beneditinos , tais como: pobreza, castidade e obediência. Os templários estavam entre os mais bravos defensores da Santa Terra, sendo os últimos cruzados a abandoná-la.
            Os Cavaleiros de São João de Jerusalém, ou Hospitalários, foram criados originalmente para cuidar dos doentes e pobres peregrinos visitando o Santo Sepulcro. Em pouco tempo, eles foram convertidos numa ordem militar. Eles trajavam um sobretudo vermelho com uma cruz branca e também faziam votos de São Bento. Os Hospitalários tinham regras e não permitiram que sua ordem se tornasse rica ou indolente.
            A terceira grande ordem militar eram os Cavaleiros Teutônicos, fundada em 1190 para proteger os peregrinos germânicos que se dirigiam à Terra Santa. Antes do fim das Cruzadas eles  passaram a converter os pagãos na Prússia e nos Estados  bálticos.



5 ARMAS E EQUIPAMENTOS DA CAVALARIA :

 Desde a primeira aparição da cavalaria, por volta de 1000 a.c, tropas montadas têm cumpridos vários importantes papéis de batalhas. Eles atuavam como batedores, escaramuçadores, uma força de choque para luta corpo-a-corpo, guardar a retaguarda, e perseguiam exércitos em retirada.


6 – ARMAS :

A lança era a arma com a qual a cavalaria começava a batalha. Era ideal para perfurar inimigos a pé. A exibição da lança na frente do cavaleiro montado ajudava na intimidação causada pela aproximação da tropa em assalto. Parte da força do cavalo podia ser transmitida através da ponta da lança no momento do impacto. O cavaleiro em ataque se tornava um enorme projétil
A espada da cavalaria evolui para o sabre, uma larga e pesada lâmina que um homem em pé nos estribos podia balançar com uma tremenda força na cabeça e tronco superior dos oponentes. As espadas eram as armas que os cavaleiros mais prezavam, pois elas podiam ser carregadas pela pessoa, proeminente exibidas e personalizadas. Elas eram as armas mais comuns para o combate corpo-a-corpo entre cavaleiros. Boas espadas eram caras, então sua posse era um sinal de distinção entre a nobreza.                              






7 - ORIGEM DO CIRCO :

           O circo, como nós o conhecemos – um picadeiro, lonas, mastros, trapézios, desfiles, animais exóticos e suas jaulas, onde no picadeiro se apresentavam números de equilíbrio a cavalo e habilidades diversas, é muito recente. Foi criado pelo sub-oficial inglês e perito cavaleiro Philip Asley ( 1742-1814 ) , em 1770 aproximadamente ele deu a estrutura que o circo tem até hoje. Montou-se em um ano, ao organizar um espetáculo eqüestre ao qual juntou saltimbancos, saltadores, palhaços, entre outros números.
           Philip Asley teve um saque de gênio ; ao perceber que é mais fácil manter-se de pé sobre um cavalo, a galope, dentro de um circulo perfeito. Questão de lei física : a força centrifuga. Antes dele, um picador alemão chamado Beates tentou conjugar a tradição dos espetáculos romanos com as provas hípicas. Ele construiu um circo de madeira em Paris que, na segunda metade do século XV III, chegou a ser quase suntuoso. Foi nele que Philip Asley se inspirou. Ampliou as idéias de Beates e instalou em Londres o Asley Royal Amphitheatre of Arts, um sucesso retumbante.
             O que fez o charme do circo naquele momento foi o fato de a equitação ser um esporte nobre, numa época em que os direitos de nobreza eram rígidos. Só os nobres e militares tinham acesso a equitação, as altas escolas de equitação. A burguesia tinha seus cavalos, mas não tinha como aprender equitação. Quando o Asley criou um espaço público para dar aulas de equitação e fazer demonstrações ele tinha mesmo que fazer sucesso, pois seu público Isa ser a burguesia, além do público da feira. A feira não permitia fazer uma exibição tão bonita e organizada, pois era muito bagunçada. Porém ela foi o lugar onde a arte circense permaneceu, de Roma a Philip Asley.


8 – SINOPSE :

REPRISE COLETIVA – MOVIMENTOS  DO ESPETÁCULO :

                                               REPRISE COLETIVA LIVRE 2010

·         APRESENTAÇÃO DOS SALTIMBANCOS, SALTADORES, PALHAÇOS, PERNA DE PAU, ENGOLIDORES DE FOGO, TECIDO .


·         ENTRADA AO PASSO EM “A”NA LINHA DO MEIO DO PICADEIRO, 12         CAVALEIROS MEDIEVAIS COM BANDEIRAS COLUNA POR UM

.
·         EM “C” EM DIREÇÃO A ESQUERDA

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·         VOLTA COMPLETA NO PICADEIRO CIRCULO Á ESQUERDA

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·         AO PASSO EM “E” CORTAR O PICADEIRO ATÉ A 1ª LINHA DE ¼ OS CAVALEIROS  Nº 1, 2 e 3, NA LINHA DO MEIO FICAM OS CAVALEIROS DE Nº 4,5,6 e 7 e NA OUTRA LINHA DE ¼ FICAM OS CAVALEIROS DE Nº 8,9,10,11 E 12.

.
·         TODOS OS CAVALEIROS FAZEM ALTO, IMOBILIDADE , SAUDAÇÃO AO PÚBLICO COM APRESENTAÇÃO DAS BANDEIAS.


·         SAIDA AO PASSOEM “B” COLUNA POR UM ATÉ “A” , APÓS IR PELA LINHA DO MEIO COLUNA POR DOIS ATÉ “C”
.

·         EM “C” 6 CAVALEIROS SEGUEM PARA A DIREITA E SEIS CAVALEIROS SEGUEM PARA A ESQUERDA DO PICADEIRO


·         CAVALEIROS AO MESMO TEMPO SE CRUZAM ENTRE SI POR TODO O PICADEIRO ATÉ OS CANTOS OPOSTOS

.
·         NOS CANTOS DO PICADEIRO SEGUIR ATÉ “A”, COLUNA POR DOIS ATÉ “C”


·         EM “C” , SEIS CAVALEIROS SEGUEM PARA A ESQUERDA E SEIS CAVALEIROS SEGUEM PARA A DIREITA , NA DIAGONAL APÓS “X” FAZER CIRCULO Á ESQUERDA COM TRÊS CAVALEIROS  E CIRCULO Á DIREITA COM TRÊS CAVALEIROS , PRÓXIMO A “C” FORMAR MAIS DOIS CIRCULOS UM DE CADA LADO COM TRÊS CAVALEIROS CADA., DAR QUATRO VOLTAS CADA CIRCULO

.
·         APÓS CIRCULOS ,CAVALEIROS SE CRUZAM COLUNA POR UM EM “X” ATÉ OS QUATRO CANTOS DO PICADEIRO , FICAM TRÊS CAVALEIROS EM CADA CANTO

.
·         CAVALEIRO TEN CEL POLARO SAI DO PICADEIRO EM “A”

·         SAIDA DA TENDA PRÓXIMO A “C” DAS DANÇARINAS ATÉ “X” , ENTRA CAVALEIRO MONTADO , INÍCIO DANÇA CAVALEIRO MONTADO E BAILARINAS A PÉ.


·         SAÍDA DO CAVALEIRO MONTADO E BAILARINAS,

·         PALHAÇOS COLOCAM NA LINHA DO MEIO A CERCA PARA SEPARAR        CAVALEIROSMEDIEVAIS.


·         SAIDA DOS CANTOS NA LINHA DE ¼ 4 CAVALEIROS COM LANÇAS, CRUZAR EM “X” , FAZER MOVIMENTOS REPRESENTATIVOS DE LUTA, FAZER DUAS PASSADAS E RETORNAR AOS CANTOS

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·         INÍCIO DA LUTA COM ESPADAS DOS CAVALEIROS MONTADOS E NO SOLO, RETORNAR AOS CANTOS , TROCAR ESPADA PELA BANDEIRAS

.
·         SAIDA DOS CAVALEIROS DOS CANTOS INICIANDO PELO GRUPO DE CAVALEIROS Á ESQUERDA DA LETRA “A” , SEGUIR TODOS OS CAVALEIROS COLUNA POR UM TODO O PICADEIRO , DAR DUAD VOLTAS , APÓS FAZER UMA LINHA NA LINHA DE ¼ DO LADO ESQUERDO..

·         FINALIZAR APRESENTAÇÃO COM A ENTRADA NO PICADEIRO DE TODOS OS INTEGRANTES DA EQUOTERAPIA  


                                 
9     - PARTICIPANTES – ELENCO :

12 CAVALOS
12 CAVALEIROS
MATERIAS
 VERRUGA
 FLOCOS
 TROVÃO
 BORIM

  TEN CEL POLARO
  TEN CEL CAMPOS
  MJ ARMANDO
  PPNE BRUNO 
  PPNE PAULO
  PPNE REGINALDO
  CB PORTAL
  CB AGUIAR
  SD NOVAES
  SD FREITAS
  GALVÃO
  CARLA
  MICHEL
  CLÓVIS
  SGT BENAMOR
  CB RONALD
  PAIS DE DEFICIENTES
  PPNE GRAZIELA
  PPNE DANIELA
  PPNE LARISSA
  TÉCNICOS DA         EQUOTERAPIA
 
- 12 LANÇAS
- 12 BANDEIRAS
- 4 ESPADAS
- 12 SUPORTES P/ LANÇA
- 12 MASTROS.
- ESCUDO
- 12 ROUPAS MEDIEVAIS
- 4 ROUPAS DAS   DANÇARINAS
- 05 BARRACAS PARA FEIRA ESTILO MIRITI
- 300 TIRAS DA PLATÉIA
- 300 BANDEIRINHAS EM FORMATO DE TRIANGULO
- 24 FLÂMULAS
- 40 ROUPAS PARA ESPECIAIS
- 4 TENDAS
- 01 CORTINA PARA ENTRADA
- ROUPA DOS PALHAÇOS TROVADORES








10 – CENÁRIO :
  - Picadeiro coberto do RPMON/CMV da Polícia Militar do Pará;



11 – FIGURINO :
- Cavaleiros da Idade Média : cavaleiro alemão, cavaleiros hospitalários , cavaleiro francês, cavaleiro italiano ,cavaleiro inglês, cavaleiro espanhol,  cavaleiro português, cavaleiro samurai e cavaleiro árabe.
- Dançarinas árabes
- Personagens Circenses                                 




12 – ELENCO :
- Ten Cel Polaro( Coordenador do Cieq-Belém ) – Cavaleiro Espanhol
- Ten Cel Campos
- Mj Armando
- Cb Aguiar
- Cb Portal
- Sd Novaes 
- Sgt Benamor ( cantora )
- Cb Ronald ( palhaço )
- Clóvis Loureiro ( Psicológo ) – Cavaleiro Samurai
- Reginaldo Pontes ( Pessoa com Deficiência ) – Cavaleiro Português
- Bruno Lins  ( Pessoa com Deficiência ) -  Cavaleiro Árabe
- Paulo Farias ( Pessoa com Deficiência ) – Cavaleiro Alemão
- Graziela ( Pessoa com Deficiência ) – Dançarina Árabe
- Galvão ( Federação Arte em Esgrima )
- Equipe de circo



4 – ORÇAMENTO GERAL :
SERVIÇOS
VALOR UNITÁRIO
VALOR TOTAL
12 ROUPAS DOS CAVALEIROS MEDIEVAIS
MÃO DE OBRA-(COSTUREIRA) R$ 1.710,00
MATERIAL-R$: R$ 1.176,00

R$ 2.886,00
ELMO (12 CAPACETES DOS CAVALEIROS )
MATERIAL- R$ 1.350,00,00
MÃO DE OBRA - R$ 1.200,00

R$2.550,00
MANTA DOS 12CAVALOS
 R$ 1.833,00
R$ 1.833,00
ROUPA DAS 5 DANÇARINAS
 R$ 500,00
R$ 500,00
COSTUREIRA  OUTROS ACESSÓRIOS
R$ 1.200,00
R$ 1.200,00
ACESSÓRIOS : ESPADAS , LANÇAS , ARMADURAS , VARA PARA BANDEIRAS
MATERIAL – R$ 805,00
MÃO DE OBRA – R$ 700,00

R$ 1.505,00
DIREÇÃO GERAL    Marcelo Miranda
R$ 5.500,00
R$ 5.500,00
SONOPLASTA
R$ 1.000,00
R$ 1.000,00
PRODUTORES
R$ 4.500,00
R$ 5.500,00
SOM
R$ 5.000,00
R$ 5.000,00
ILUMINAÇÃO
R$ 4.500,00
R$4.500,00
VIDEO
R$ 3.500,00
R$ 3.500,00
MATERIAL GRÁFICO
R$  770,00
R$ 770,00
BRINDES AO PÚBLICO CONVIDADO
R$ 1.820,00
R$ 1.820,00
BRINDES ESPECIAIS BRASÕES
R$ 1.250,00
R$ 1.250,00
FOTO DIGITAL PROFISSIONAL
R$1.560,00
R$1.560,00
FILMAGEM
R$ 1.480,00
R$ 1.480,00
CERIMONIAL
R$   200,00
R$ 200,00
EXTRAS
R$ 3.500,00
R$ 3.500,00
ARQUIBANCADA
R$ 5.400,00
R$ 5.400,00
TOTAL GERAL

R$ 51.454,00


CLÁUDIO AUGUSTO BAIA POLARO

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