quarta-feira, 13 de junho de 2012

FUNDAMENTOS DOUTRINÁRIOS DA EQUOTERAPIA NO BRASIL (Manual do Curso Básico de Equitação para Equoterapia da Ande-Brasil) :


  1. A Ande-Brasil :
A Associação Nacional de Equoterapia (Ande-Brasil) é uma sociedade civil, de caráter filantrópico, terap~eutico, educativo, cultural, desportivo e assistencial, sem fins lucrativos, com atuação em todo o território nacional, tendo sede e foro em Brasília/DF.

É reconhecida e declarada como entidade de :
  • Utilidade Pública Federal (DOU de 20.11.92)
  • Utilidade Pública no Distrito Federal, nº 20.279/99(DO/DF de 27.05.99)
Está registrada no(a) :
  • Conselho Regional de Medicina/DF, n] 763;
  • Conselho Nacional de Assistência Social e Ação Comunitária/DF, nº 206/92;
  • Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente/DF, nº 78/96.
Mantém convênio com o (a):
  • Secretaria de Educação do distrito Federal(SEDF)
  • Exército Brasileiro;
  • Fundação Universidade de Brasília(UnB);
  • Universidade Paulista - Objetivo(UNIP - Objetivo);
  • Fundação Habitacional do Exército/POUPEX;
            É filiada á entidade internacional de Equoterapia - The Federacion Riding Disabled International(FRDI) como membro pleno.
            É uma entidade de consultoria técnica em Equoterapia da Sociedade Brasileira de Medicina Física e de Reabilitação.
            Conta com o apoio sistemático da Coordenadoria Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiencia, do Ministério da Justiça(CORDE/MJ)


  • NORMAS ESTATUTÁRIAS :
  1. Contribuir para a reabilitação e educação de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais, mediante a prática da equoterapia.
  2. Normatizar, supervisionar, controlar e coordenar, em âmbitto nacioanl, a prática da equoterapia das entidades filiadas.
  3. Colaborar com órgãos governamentais e não governamentais para a execução das mesmas ações acima mencionadas, junto a outras entidades que pratiquem qualquer terapia com o emprego do cavalo.
  4. Capacitar recursos humanos, promovendo e estimulando a realização de cursos, pesquisas, estudos e levantamentos estatísticos referentes á equoterapia e á equitação, propiciando condições para o avanço científico-tecnológico e formação de pessoal técnico especializado, buscando a preparação de equipes interdisciplinares voltadas para a equoterapia.
  5. Elaborar e disponibilizar material didático e informativo sobre a equoterapia, bem como planejar e programar a edição de publicações e obras especializadas, constituindo biblioteca.
  6. Associar-se a entidades internacionais na busca constante de intercãmbio tecnológico.
  7. Estimular e apoar a implantação e desenvolvimento de centros de equoterapia, exigindo a observãncia dos mais rígidos padrões de ética, eficiência, segurança e seguridade.
  8. Divulgar a experiência brasileira na equoterapia.
  9. Desenvolver políticas na busca permanente de recursos nas áreas governamentais e empresariais, a fim de possibilitar e estender os benefícios da equoterapia a todas as classes sociais.
  10. Estabelecer convênios com vistas a estimular o intercâmbio de profissionais de alto nível técnico-cientifico, objetivando a formação de um centro de excelência em equoterapia.
  11. Utilizar a equitação de forma didático-pedagógica na educação e formação do caráter de jovens e na inserção social de pessoas com distúrbios comportamentais.
  12. Estimular a prática do esporte hípico, principalmente na formação de novos valôres.
  13. Formar recursos humanos nas áreas de equitação e veterinária, e em outras com estas correlatas.
  • A PALAVRA EQUOTERAPIA :
           A palavra EQUOTERAPIA foi criada, pela ANDE-BRASIL, para caracterizar todas as práticas que utilizem o cavalo com t´´ecnicas de equitação e atividades equestres, objetivando a reabilitação e/ou educação de pessoas com defici~encia ou com necessidades especiais. Foi criada com três intenções:
  1.  a primeira, homenagear a nossa lingua mãe - o latim - adotando o radical EQUO que vem de EQUUS;
  2. a segunda, homenagear o pai da medicina ocidental, o grego HIPÓCRATES de Loo (458 a 377 a.C), que no seu livro "DAS DIETAS" já aconselhava a prática equestre para regenerar a saúde, preservar o corpo humano de muitas doenças e no tratamento de insônia e mencionava que a prática equestre, ao ar livre, faz com que os cavaleiros melhorem seu tônus;
          Adotou-se TERAPIA que vem do grego THERAPEIA, parte da medicina que trata da aplicação de conhecimento técnico-científico no campo da reabilitação e reeducação;

   3.a terceira foi estratégica, quem utilizasse a palavra Equoterapia, totalmente desconhecida até então, estaria engajado nos príncipios e normas fundamentais que norteiam esta prática no Brasil, o que facilitaria o reconhecimento do método terapêutico pelos órgãos competentes;
         
          A palavra Equoterapia está registrada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial - INPI, do ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, com o certificado de Registro de Marca nº 819392529, de 26 de julho de 1999.

  • FUNDAMENTOS BÁSICOS :
  1. Conceito :
            EQUOTERAPIA : é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas da saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais.
            PRATICANTE DE EQUOTERAPIA : é o termo utilizado para designar a pessoa com defici~encia e/ou necessidades especias quando em atividades equoterápicas. Nesta aividade, o sujeito do processo participa de sua reabilitação, na medida em que interage com o cavalo.

  •  PRINCIPIOS E NORMAS FUNDAMENTAIS 
  1. Toda atividade equoterápica deve se  basear em fundamentos técnico-científicos;
  2. O atendimento equoterápico deve ser iniciado mediante parecer favorável em avaliação médica, psicológica e fisioterápica;
  3. As atividades equoterápicas devem ser desenvolvidas por equipe multiprofissional com atuação interdisciplinar, que envolva o maior número possível de áreas profissionais nos campos da saúde, educação e equitação;
  4. As sessões de equoterapia podem ser realizadas em grupo, porém o planejamento e o acompanhamento devem ser individualizados;
  5. Para acompanhar a evolução do trabalho e avaliar os resultados obtidos, deve haver registros periódicos e sistemáticos das atividades desenvolvidas com os praticantes;
  6. A ética profissional e a preservação da imagem dos cidadãos praticantes de equoterapia devem ser constantemente observadas;
  7. O atendimento equoterápico tem que ter um componete de filantropia para que possa, também, atingir classes sociais menos favorecidas, a fim de não se constituir em atividade elitizada;
  8. A segurança física do praticante deve ser uma preocupação constante de toda a equipe, com vistas, particularmente;
  •   ao comportamento e atitudes habituais do cavalo e ás circunstâncias que podem vir a modificá-los, como por exemplo uma bola arremessada ou um tecido esvoaçando, nas proximidades do animal;
  • ao equipamento de montaria, particularmente correias, presilhas, estribos, sela e manta;
  • á vestimenta do cavaleiro, principalmente nos itens que podem trazer desconforto ou riscos á segurança;
  • ao local das sessões onde possam ocorrer, por exemplo, uídos anormais que venham assustar os animais.rú  

Nenhum comentário:

Postar um comentário